O que são Animes e Mangás ?

By bruna - 09:36



Yooo minna-san , o primeiro post do The Kitsune Dream vai ser sobre Anime e Mangá!

Anime,  ou animê  em japonêsアニメ, se refere a animação que é produzida por estúdios do Japão. A palavra é a pronúncia abreviada de "animação" em japonês, onde esse termo se refere a qualquer animação. Para os ocidentais a palavra se refere as animações oriundas do Japão.


mangá  ou manga  em japonês漫画, manga , é a palavra usada para designar história em quadrinhos  feita no estilo japonês.

Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou home video (OVAs e OADs) ou via internet (ONAs)

Características  dos Animes


Os animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados e a abordagem de temas variados, como ficção científicaaventuraterrorinfantil e romance. É bastante comum, mesmo nas produções infantis, encontrar situações de humor adultas.
Em muitas produções pode-se conferir metáforas visuais, caracterizações exageradas de sinais visíveis de sentimentos,[13] como:
  • diminuição súbita do personagem representando vergonha ou medo;
  • nervos estilizados, dentes ou chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade;
  • olhos grandes e expressivos;traço simplificado;
  • Animação limitada, menor quantidade de quadros utilizados na animação[14] (normalmente 12, 8, ou até 6 quadros por segundo)
A voz também é um elemento muito importante num personagem. Elas são selecionadas de acordo com a personalidade dos personagens. Vozes muito poderosas, infantis, estridentes, harmoniosas ou cavernosas fazem parte do universo de qualquer anime, e osdubladores ou seiyu são alvos da admiração de muitos fãs.
Características  dos Mangás

A ordem de leitura de um mangá japonês é a inversa da ocidental, ou seja, inicia-se da capa do livro com a brochura à sua direita (correspondendo a contracapa ocidental), sendo a leitura das páginas feita da direita para a esquerda.

Metáforas visuais são usadas ​​para simbolizar o estado emocional ou físico de um protagonista. Os personagens têm, frequentemente,olhos grandes , o que reforça a expressividade do rosto.

No mangá, é comum o uso de numerosas linhas paralelas para representar o movimento.

Formatos (animes)


No Japão, os animes são lançados em três formatos:
  • Série de televisão: transmitido pela televisão aberta ou paga, e geralmente, com o fim da série há o lançamento do DVD ou VHS. Comparado com filmes e OVAs, a qualidade da imagem pode ser muito menor por ter um orçamento distribuído em um grande número de episódios. Muitos títulos apresentam 13 ou 26 episódios com duração de 23 minutos. Na maioria das vezes, possuem créditos iniciais e finais, cenas curtas que anunciam o início e o fim do intervalo comercial e prévia do episódio seguinte.
  • Filme: exibidos em cinemas e, mais tarde, lançados em DVD, ou, em alguns casos, em canais pagos. Geralmente apresentam a qualidade de vídeo e o orçamento mais alto. Muitos animes são unicamente lançados em filmes. No entanto, há casos em que os filmes são na verdade uma edição minimizada da série de televisão.
  • OVA ou OAV (sigla de Original Video Animation): é o anime produzido para ser vendido em DVD e VHS e não para ser exibido na TV como uma série. Assim como filme, depois de algum tempo, o OVA pode passar em canal fechado também. Normalmente são mais curtos que os filmes e possuem mais de um episódio.

Tipologia ( mangá)

Demografia
É comum para os fãs de mangás, em vez de usar as classificações por gênero, classificarem os títulos pela demografia.
  • Kodomo , destinado a crianças de tenra idade.
  • Shonen , destinado a garotos adolescentes.
  • Shoujo , destinado a garotas adolescentes.
  • Seinen , destinado a homens jovens e adultos.
  • Josei , destinado a mulheres jovens e adultas.
Gêneros
A classificação das mangas por gênero torna-se extremamente difícil, dada a riqueza de produção japonesa, na qual uma mesma série pode abranger vários gêneros e sofrer mutações ao longo do tempo.
  • Nekketsu : tipo de mangá em que as cenas de ação, onde os personagens defendem os valores da amizade e do treinamento. Exemplos: Dragon BallHokuto no KenOne PieceBleachNarutoSaint Seiya.
  • Spokon : mangá esportivo. O termo vem de contração da palavra inglesa "sport" com a japonesa "konjō" que significa "coragem". Exemplos: Inazuma ElevenEyeshield 21,Captain Tsubasa
  • Gekiga : mangás adulto e temas dramáticos Exemplos: Lobo SolitárioCrying FreemanA Lenda de Kamui.
  • Magical Girl : meninas ou rapazes que têm algum objeto mágico ou poder especial. Exemplos: Sailor MoonSakura Card CaptorMahou Shoujo Madoka MagicaBlack Rock Shooter.
  • Yuri : história de amor entre meninas. Exemplo: Kannazuki no Miko.
  • Yaoi : história de amor entre homens. Exemplo: Sekai-ichi Hatsukoi, .
  • Harém : rapaz cercado de garotas. Exemplo: Love hinaNegima!.
  • Mecha : os robôs têm presença significativa em muitas ocasiões gigantes e tripulada por seres humanos. Exemplos Tengen Toppa Gurren LagannGundamCode Geass eEscaflowne.
  • HentaiSeijin Mangá ou Ero-Mangá: mangás pornográficos, a maioria, heterossexual.
  • Aniparoparódias de animes, mangás entre outros, muito comum em dōjinshis.

Relação com outras Mídias ( Anime)


O mais normal é que, quando um mangá alcança sucesso considerável de vendas no Japão, ele seja transformado em anime e se este também obtiver êxito, é traduzido e distribuído a outros países. Eventualmente, diversos produtos relacionados a ele começam a ser produzidos, como jogos de videogamebonecos e revistas.
No entanto, há casos em que a ordem se inverte, como Neon Genesis Evangelion, cujo mangá foi produzido após o sucesso da série de televisão e Dragon Quest e Pokémon, que eram jogos, a partir do qual foram produzidos animes e mangás.
Publicação ( Mangá)

Os mangás são publicados no Japão originalmente em revistas antológicas impressas em papel-jornal parecidas com listas telefônicas. Essas revistas com cerca de 300 à 800 páginas são publicadas em periodicidades diversas que vão da semana ao trimestre. Elas trazem capítulos de várias séries diferentes. Cada capítulo normalmente tem entre dez e 40 páginas. Além disso, o conteúdo é impresso em preto e branco, contendo esporadicamente algumas páginas coloridas, geralmente no início dos capítulos, e em papel reciclado tornando-o barato e acessível a qualquer pessoa.
Assim que atingem um número de páginas em torno de 160~200, é publicado um volume encadernado, chamado tankohon ou Tankōbon, no formato de bolso, que então contém apenas histórias de uma série. Esses volumes são os vendidos em diversos países dependendo do sucesso alcançado por uma série, ela pode ser reeditada em formato bunkoubon ou bunkouban (完全版?) (mais compacto com maior número de páginas) e wideban (ワイド版?) (melhor papel e formato um pouco maior que o de bolso).
Revistas de mangá também contêm quadrinhos one-shot e vários yonkoma (um tipo tira de quatro painéis).Uma das revistas mais famosas é a Shonen Jump da editora Shueisha. Ela publicou clássicos como Dragon BallSaint Seiya (ou Cavaleiros do Zodíaco), Yu Yu Hakusho e continua publicando outra séries conhecidas como Hunter x HunterNarutoOne PieceBleach e Toriko. Existem também outras revistas como a Champion Red mensal (Akita Shoten), que publica Saint Seiya Episode G (Cavaleiros do Zodíaco Episódio G), a Shonen Sunday semanal (Shogakukan), que publicava InuYasha, e a Afternoon mensal (Kodansha). Entre outras, podem-se citar também a Nakayoshi (Kodansha), revista de shoujo famosa que publicou entre outros Bishoujo Senshi Sailor Moon e Sakura Card Captors, e a Hana to Yume (Hakusensha) que publica Hana Kimi e Fruits Basket.
Há também os dōjinshis (fanzines) que são revistas feitas por autores independentes sem nenhum vínculo com grandes empresas. Algumas dessas revistas criam histórias inéditas e originais utilizando os personagens de outra ou podem dar continuidade a alguma série famosa.Esse tipo de produto pode ser encontrado normalmente em eventos de cultura japonesa e na internet. O Comiket (abreviação de comic market), uma das maiores feiras de quadrinhos do mundo com mais de 400.000 visitantes em três dias que ocorre anualmente no Japão, é dedicada ao dōjinshi

Bom é isso minna , desculpa por ter ficado meio grande o post mas fazer o que né , fico super empolgada com posts envolvendo anime e mangá , afinal sou fanática por animes , mangás , doramas e muitas coisas mais , espero que tenham gostado e por favor não deixem de comentar , se você ama animes e mangás assim como eu , comente seus títulos favoritos , kissus!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários