O que é Light Novel?

By bruna - 14:11


Yoo minna-san , muita gente gosta de anime e mangá , mas não sabe o que é uma light novel , é por isso que o post de hoje é focado nisso .




As light novels (ライトノベル, raito noberu?, lit. romance(s) rápido(s)) são romances ilustrados geralmente no estilo anime/mangá .

Light Novel é basicamente um livro , um capitulo de Light novel geralmente tem em torno de 5000 a 7000 palavras. Quando completa o suficiente para se publicar um livro geralmente a marca de 40.000 palavras, se lança uma compilação geralmente de 5 capítulos por volta de 200 paginas. Não é uma regra absoluta, Alguns títulos tem marcas diferentes como 70.000 palavras por exemplo e acabam tendo muitos capítulos.
Nos últimos anos muitas light novels Shounem ( adolescentes e jovens adultos) têm sido adaptadas para outros meios, ganhando versões em mangáanimecinema e seriados para TV (Jdrama).


Um exemplo de light novels é a série Read or Die escrita por Hideyuki KurataRead or Die teve tanto versões em mangás quanto uma série em OVA e mais tarde uma em anime. A série em anime R.O.D the TV chegou a ser exibida no Brasil no canal pagoAnimax. Outro bom exemplo de light novel é a série Kara no Kyoukai escrita por Kinoko Nasu do grupo e empresa Type-Moon. Teve várias adaptações para cinema, contendo 7 filmes e atualmente uma versão mangá que está sendo exibida.





É complicado explicar a diferença entre algumas light novels para a literatura tradicional japonesa, sendo que muito do estilo se perde na tradução.
Uma das principais características da maioria dos light novels é exatamente o fato de serem "romances rápidos" e de fácil leitura, por isso se evitam o uso de kanji de nível avançado. O texto é composto de hiragana e katakana e os poucos kanji são no máximo de nível colegial e sempre acompanhados de furigana.
Além de uma linguagem mais moderna e gírias, alguns escritores preferem inventar novas aplicações para o furigana, que são de pouco uso.
A escrita simples não é uma obrigação, existem light novels adultos com kanjis dificeis de serem lidos.
Outras características presentes nas light novels que podem ser traduzidas para as línguas ocidentais são linguagem simples e coloquial, parágrafos curtos, descrições simples e rico uso de diálogos. O efeito de todas essas características em geral é para proporcionar uma leitura mais ágil.

                                 

Amo Mangás , mas também adoro as light novel que é em formato de livro , para quem não gosta de ler mangá , mas quer saber mais sobre por exemplo um anime que assistiu , uma boa pedida , é as light novel !

Eaí ? gostou do post ? Gosta de light novel , ou coleciona ? deixe nos comentários , kissus!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários