Maneki Neko : O Gato da sorte

By bruna - 14:33



Hello Kitsunes , hoje vou falar , sobre uma das figuras mais importantes da cultura Japonesa , o Maneki Neko , um gato da sorte , que ''acena'' .
 É muito comum você encontrar o Maneki Neko em lojas de decorações aqui no Brasil , ou em lojinhas do bairro mesmo , porém muitas pessoas compram sem saber o significado , quer saber ? bora lá......



Maneki Neko (招き猫, literalmente conhecido como gato que convida), também conhecido como Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte é uma escultura asiática comum, na maior parte das vezes feita em cerâmica, que se crê trazer boa sorte ao seu dono. A escultura mostra um gato (tradicionalmente um Bobtail Japonês) a acenar com uma pata levantada, e é muitas vezes colocado em lojas, restaurantes, salas de Pachinko e de outros negócios, quase sempre à entrada. Algumas das figuras são eléctricas, funcionam a pilhas ou são alimentados por energia solar, e efectuam um pequeno movimento de pata, a acenar. No design das figuras, a pata direita levantada supostamente atrai dinheiro, enquanto uma pata esquerda levantada atrai clientes. Os Maneki Neko surgem com cores, estilos e graus de ornamentação diferentes. Além das figuras de porcelana, os Maneki Neko podem ter a forma de porta-chaves, mealheiros, aromatizadores de ambiente e ornamentos variados.

Significado da pata que está levantada


Existem algumas diferenças de significado com relação a pata que está levantada, ou seja, direita, esquerda ou ambas as patas.
Pata direita levantada: significa que ele trará boa sorte e riqueza.
Pata esquerda levantada: significa que ele trará mais clientes.
Ambas as patas levantadas: significa que trará ambas as coisas: sorte, dinheiro e clientes.
Diz a tradição que quanto mais alta a pata estiver levantada, mais dinheiro, sorte e clientes trará.
Quase todos são representados usando coleira vermelha com um sino pendurado, que dizem ser lembrança dos costumes do Período Edo (1603 – 1867). Época que o gato da raça “Bobtail Japonês” (nativo do Japão) era um animal de estimação muito raro e caro. As damas da corte agradavam seus bichanos colocando-lhes coleiras vermelhas feitas de “hi-chiri-men” (tecido de luxo da época) e pequenos sinos, usados com o propósito de vigiá-los.
O Maneki neko mais comum é representado segurando um “koban” (moeda de ouro do Período Edo), que possui forma ovalada. Contudo, o koban verdadeiro vale um ryo, e o koban do Manekineko representa dez milhões de ryo. Ou seja, a moeda fictícia é um símbolo de riqueza e prosperidade.

Maneki neko: Lendas 

•Lenda do Templo Gotokuji

A história, datada do século XVI, conta que, quando Li ou Ii Naotaka (1590-1659), do clã Omi, voltava do cerco e tomada do Castelo de Osaka, após ter comandado 3,2 mil homens e se destacado na Batalha de Tennoji, em março de 1615. O nobre foi surpreendido por uma forte chuva repentina, abrigando-se em baixo de uma árvore próxima ao Templo Gotokuji, em Setagaya…
 Templo Gotokuji
Na época, Gotokuji era um templo decadente, em situação muito precária financeiramente e os monges locais já estavam passando fome. No templo, vivia um velho monge budista e uma gata de nome Tama. Solitário, o monge conversava com a gatinha lamentando-se, quase sempre sobre a fase de penúria que o templo encontrava-se, mas, apesar da dificuldade pela qual passava sempre achava um meio de alimentar o bichano.
E, nas proximidades do mísero lugar, Naotaka, para tentar se proteger da chuva, abrigou-se debaixo de uma árvore e ao olhar na direção da entrada do templo, vislumbrou Tama sentada sobre suas patas traseiras com a pata dianteira levantada como se acenasse pra ele. Curioso e muito surpreso com a habilidade do gato se aproximou de Goutokuji e quando se afastou da árvore esta foi atingida por um raio fulminante, exatamente no local em que se encontrava a poucos momentos. O guerreiro imediatamente percebeu que aquele gesto do gato havia lhe salvado a vida.
Manekineko-samurai_Aliviado e certo de que sua vida havia sido salva por Tama, Naotaka entrou no templo para rezar em agradecimento e logo ao entrar notou a pobreza e a condição lamentável em que se encontrava o mesmo. Naotaka então, resolveu doar todo o dinheiro que levava consigo para recuperar o desgastado templo, comentando com todos sobre a sabedoria do grande Buda em guiá-lo até o local.
Assim, após esse episódio, Naotaka passou a frequentar Gotokuji, e o local passou a ser então o templo oficial da família e de todo o clã de Li, trazendo prosperidade para o santuário que passou a ser visitado por todas as pessoas da região. Também foi esculpida uma estátua da gata reproduzindo seu gesto com a pata levantada, de modo a homenageá-la pela sorte que trouxe ao templo e, principalmente, por ter salvo a vida de Naotaka.
Contam que quando o gato morreu, um túmulo foi erigido em sua homenagem no Templo Gotokuji, com a estátua de um gato acenando para relembrar o episódio.
As réplicas em miniaturas da estátua que eram distribuídas no Templo como lembrança, tornaram-se mais tarde um amuleto da sorte, com o nome de Manekineko. Até os dias atuais, são reverenciadas e vendidas no próprio templo em Setagaya, onde também são depositadas milhares de placas de madeira (emas) com pedidos dos visitantes que acreditam, os Manekinekos continuam trazendo muita sorte e fortuna.

•Lenda da Velha Senhora de Edo

Outra versão da história, muito popular, conta que no bairro de Imada, em Edo (atual Tóquio), uma velha senhora tinha um amado gato de estimação mas, devido aos tempos difíceis e a sua idade avançada, a anciã não conseguia trabalho e encontrava-se em extrema situação de penúria…
Manekineko clay,Sem ter mais condições de garantir seu sustento e, muito menos de seu estimado gatinho, tomou uma decisão e chamou o bichano para conversar:
“É com o coração partido que terei de lhe doar a alguém, antes que morra de fome junto a mim, pois, com a minha condição de extrema pobreza, não tenho como continuar lhe alimentando”, disse a triste velhinha ao gatinho que a olhava atentamente, parecendo entender a situação.
Depois, com lágrimas nos olhos e com o estômago contorcendo de fome, a sofrida anciã recolheu-se em sua cama, rogando aos Deuses que lhe ajudasse.
Então, como que atendendo a seu pedido, a velhinha sonhou com o seu gatinho, que lhe passou uma mensagem: “Molde a minha imagem e semelhança em barro que lhe trará muita sorte”.
No dia seguinte, ela resolveu fazer uma estatueta do gato, conforme o sonho havia sugerido. Enquanto ela moldava o barro, o bichano fazia sua higiene, “lavando a cara” com gestos exagerados e, achando-os engraçado, a velhinha resolveu moldar o bichinho com a pata levantada. Nisso, passou uma pessoa em frente de sua casa e, achando interessante, quis comprar a estatueta. Como estava há dias sem comer, a velhinha não pensou duas vezes, vendeu a estatueta e comprou comida para si e o gato.
Os dias foram passando e quanto mais a velhinha fazia estátuas semelhantes ao seu gatinho, todas com uma pata estendida, mais pessoas apareciam para comprá-las. Com isso, a anciã prosperou e, ela e seu estimado bichano nunca mais passaram necessidades.
A estatueta da sorte, que a princípio não tinha nome, passou a ser chamada por todos de Manekineko, o “gato que acena”.
•A Lenda da Cortesã Usugumo
Uma outra lenda, não menos famosa, relata a história de Usugumo, uma conhecida Tayuu que vivia em Yoshiwara, o célebre bairro de cortesãs em Tóquio durante o Período Edo. Usugumo amava gatos, e estava sempre acompanhada de seu bicho de estimação…
Maneki Neko's LegendCerta noite, ao tentar sair de seus aposentos, seu gato agarrou-se as suas vestes, puxando insistentemente a bainha do seu quimono e, por mais que ela o afastasse, ele não a soltava. Assustada com seu comportamento, Usugumo pediu por ajuda, um samurai  que se encontrava no recinto, estranhando a insistência do bichano, achou que pudesse ser um gato possuído e, sem muito pensar, cortou-lhe fora a cabeça. A cabeça do pobre gato voou em direção ao teto matando uma serpente que estava pronta para dar o bote em Usugumo.
O gato, na verdade, tentava avisá-la do perigo e acabou perdendo a própria vida para proteger sua mestre. Usugumo arrasada, sentia-se culpada por levar seu fiel companheiro a morte. Para consolá-la, um de seus convidados a presenteou com uma escultura em forma de gato que, segundo a lenda, deu origem ao primeiro Maneki Neko.

Maneki neko Matsuri: Celebrando o Dia do Gato da Sorte

Cada ano, em 29 de setembro, comemora-se o “Maneki Neko no Hi” o Dia do Gato da Sorte. A data foi escolha da Associação de Turismo da Cidade de Seto (localizada em Aichi a 25 km a nordeste de Nagoya). Seto celebra ainda o “Manekineko Matsuri”, o festival do gato que acena à boa sorte. Durante o evento, gatos afortunados aparecem por toda a cidade (à venda em lojas, em mesas ao longo das ruas, além de exibição em restaurantes e outros locais).
As crianças, assim como adultos, percorrem as ruas com os rostos pintados como os gatos, e a atmosfera de diversão e bom humor prevalece (com todos os rostos pintados, o humor é uma reminiscência do Halloween americano).
A cidade, além do “Manekineko Matsuri”, é o lar do “Museu do Manekineko”, onde mais de mil gatos acenando podem ser vistos durante todo o ano. Seto,  também é uma das cidades japonesas mais antigas e de renome na arte da cerâmica (remonta a mais de 1000 anos) e, desde 1890, é uma grande fabricante das esculturas de Manekineko o  “Gato da Sorte”.

Fonte : Aqui!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários