O que é Lolita ? Você sabe ?

By bruna - 11:57


É muito comum você ouvir falar do termo ''lolita'' mas será que todo mundo sabe o que é Lolita ? Ou  quais a características desse estilo de se vestir  ?!  - Se  não conhece bora conhecer , e se já conhece bora aprender mais sobre esse estilo Kawaii de se vestir.....




O que é Lolita ?



 Lolita é o termo que define uma moda japonesa, onde os usuários costumam usar roupas de bonecas, inspiradas na cultara Kawaii, e em nostalgia de outros tempos, sejam períodos históricos (vitoriano ou Rococó) ou simplesmente da própria infância, as lolitas se dividem em vários sub-estilos.

As lolitas se tornaram algo comum, então não é difícil econtrar uma no meio da rua, e é bastante fácil de identifica-las, pelas roupas e acessórios que são diferentes, ou pelo modo de agir.

Cultura Lolita

Antes de tudo, deixemos bem claro que lolita é um estilo, ou seja, roupa e, portanto, não existe de fato uma "cultura". Isso depende do usuário, não existe um tipo de personalidade Lolita.
As lolitas são consideradas uma moda erótica ou vulgar para quem não conhece elas mais a fundo, mas as loli seguem um estilo quase padrão de tamanhos e estilos.
Ainda existem muitos estilos de lolita que não são considerados "oficiais", pois uns dizem que existe e outros afirmam que não existe.
As lolitas se denominam como Loli (nem todas), o estilo tem como base algumas épocas, como as citadas a cima, sempre mantendo a modéstia e elegância das roupas, tendo também a intenção de se parecer infantil em alguns modelos, com saias rodadas, sempre na altura dos joelhos, rendas, laços e babados.
As Lolitas muitas vezes frequentam karaokê, fazem piqueniques, promovem encontros regulares para tomar chá, ou apenas ir à cafeterias e confeitarias.
ANATOMIA LOLITA: 

Vamos ver agora quais são as principais características de um visual Lolita!

Acessório de cabelo;
Sempre deve-se usar algo na cabeça, pode ser desde um enorme laço, até um pequeno corsage de flores. Os mais usados são os laços, de vários tipos e tamanhos, às vezes são usados grandes laços no topo da cabeça e às vezes pequenas presilhas de lacinhos nos cabelos, tudo depende do sub-estilo que se usa. Outros acessórios comuns são: headdresschapéus, corsages de flores, entre outros.

Blusa;
Essa é uma importante peça. Sempre que se use um JumperSkirt ou uma saia é importante usar uma blusa para acompanhar, só no caso de usar um Onepiece a blusa é dispensável. Lolitas mostram o menos de pele possível. As blusas costumam ter o corte básico de uma camisa social, porém a gola e alguns outros detalhes são modificados, como por exemplo as blusas de Sweet Lolita que tem a gola redondinha com babados. Pode-se usar também cutsew, que são blusas mais similares a camisetinhas, mas que não fogem ao visual, sempre contendo elementos lolita.

 Vestido ou Saia;
Pode-se usar um Onepiece, um JSK ou uma saia. Essas peças para se adequarem a Lolita devem ter um formato de sino. Elas devem ser rodadas e para que ela obtenha essa forma são usadas anáguas, que são saias de tule, ou de outros materiais, que vão armar a estrutura da saia. É bom sempre usar um blommer ou shorts por baixo dessa saia, afinal é importante que nada indesejável apareça. Outro ponto indispensável, o comprimento da saia não deve ser curto, no máximo um palmo acima do joelho, e pode ser longo até quase os pés, como já disse anteriormente uma Lolita tenta mostrar o menos possível de pele.

Meias;
As meias podem ser diversas, meia-calça de fio grosso ou mais fino, meia 3/4 ou 7/8 de algodão ou meias finas, e até são aceitas meias soquetes. Só não pode faltar a meia, pois este é uma das peças chaves em Lolita.

Sapatos;
Aqui dá para variar bastante, qualquer sapato bem apresentável e bonito pode ser usado, desde maryjanesteapartys, botas de plataforma, oxfords até botas de salto. O importante é o bom senso, deve-se casar o sapato com o sub-estilo que se usa. Por exemplo, se usar um visual Classical uma bota curta de salto pode ser utilizada facilmente, já em Sweet dificilmente encaixaria bem. Calçados como tênis esportivos, ou sapatilhas de tecido pobres e outros não vão se adequar. É sempre bom observar se esse item tem um aspecto Lolita, acho que essa é a chave de um bom sapato.

Bolsa;
Acredito que a bolsa segue a regra do sapato, qualquer bolsa bonita e apresentável pode ser usada. Pode variar desde totebags, bolsas clássicas, de coração, em formato de doce e etc. Claro que uma mochila ou bolsa esportiva já não se acomoda dentro do estilo. Como já disse é sempre bom observar se esse item tem um aspecto Lolita.

Acessórios diversos, maquiagens e cabelos.

Quando se trata desse ponto pode-se variar bastante. Em relação a acessórios, usa-se colares, pulseiras, anéis, broches, brincos, entre outros, todos casando com seu outfit e especialmente com o sub-estilo que usar. Um exemplo: Uma Sweet Lolitacom certeza usaria uma pulseira de acrílico com glitter, já uma Classical não usaria uma pulseira assim, e sim uma com pérolas. O cabelo e maquiagem também estão ligados diretamente ao sub-estilo. Perucas são bem aceitas em qualquer sub-estilo, porém o penteado deve
ser adequado. Pode-se usar cachos, coques, penteados elaborados, tranças, entre outros. Sweet Lolita OTT gostam de usar perucas grandes divididas em duas cores por exemplo. A maquiagem acho que é algo mais livre, porém sempre lembrando que deve estar dentro da estética Lolita. Pó branco e batom preto não casam legal nem com gothic, acredito que o faz lembrar algo como uma fantasia e não um estilo.

Essa é uma base, não são regras! Afinal Lolita é mais um estilo de moda criado no Japão para fugir dos padrões! 


Subcategorias

Uma Lolita não precisa ser totalmente fiel a um único sub-estilo, a não ser que ela queira. Os mais comuns são três:


Sweet Lolita - Sweet, do inglês "doce", é o estilo dito "Kawaii", que usa cores como tons em rosa, tons pastel e por vezes marrom ou preto. Sempre com motivos fofos, é o estilo que mais procura a inspiração na infância, com suas estampas de doces e animais.



Gothic Lolita - A mistura do "gótico" com a moda lolita. As cores utilizadas são escuras e elegantes, onde obviamente o preto predomina. Cores vibrantes podem dar um ar vulgar contrastadas com preto, por isso cores pálidas e sóbrias são recomendadas. Apesar da inspiração da moda Gótica, a maquiagem deve continuar leve e natural, sem excesso de sombra preta e batons muito escuros.







Classical Lolita: Classe e elegância. Classical Lolitas usam peças com um ar mais maduro. Os vestidos possuem padrões mais vitorianos, sendo comum estampas florais com cores são mais puxadas para o rosa antigo, o creme e o marrom. 














Country Lolita -É um estilo mais "fresco" e modesto, usado geralmente em épocas quentes como o verão, traz chapéus e bolsas de palha com rendas e laços, estampas e motivos florais, de frutas ou um xadrez delicado, como gingham. 










Hime Lolita - Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.







Shiro Lolita - Considerada por alguns como uma subdivisão do sweet lolita, uma roupa shiro Lolita é composta apenas de branco, já que shiro, do japonês significa branco.




Kuro Lolita - Considerada como uma subdivisão do sweet lolita por algumas pessoas, é o oposto do Shiro Lolita, simplesmente uma lolita vestida somente de preto.








Guro Lolita - As guro lolitas (termo japonês que corresponde à grotesque lolita)é uma lolita que usa bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum".






Punk Lolita - A mistura da moda punk com a moda lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez e listras. Os acessórios mais comuns incluem caveiras e talvez spikes.




Wa Lolita e Qi Lolita - O primeiro sub-estilo é baseado na combinação entre acessórios japoneses e a roupa tradicional com a moda Lolita, onde as mangas dos vestidos e a gola transpassada lembram os kimonos e contrastam com a saia volumosa. Já a Qi Lolita tem praticamente o mesmo conceito de Wa Lolita, com a diferença de que os acessórios e vestidos são inspirados na vestimenta tradicional chinesa. Ambos são comumente usados em eventos, não diariamente. 




Deco Lolita - Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, laços enormes na cabeça, perucas e estampas coloridas. As cores são geralmente em tons pastel, e cores cítricas, fluorescente ou muito chamativas são usadas com extrema moderação ou evitadas. 




Ero Lolita - Apesar do nome, o estilo Ero Lolita não é composto de lingerie ou saias curtíssimas, já que as regras Lolita estão acima de qualquer inspiração. Se usar corsets, estão sempre com uma blusa por baixo, e também os decotes são um pouco maiores, ainda assim não chegam na linha do busto. A saia pode ser quatro ou cinco dedos acima do joelho, mas é bom balancear o tanto de pele mostrada para não parecer vulgar.



Sailor Lolita - Se trata de um estilo de lolita que se veste como marinheiro. Isso pode incluir colares de marinheiro e gravatas, chapéus de marinheiro, e listras. Não deve ser confundido com o comum "seifuku" japonês ou uniforme escolar estilo marinheiro.


      


                           Um anime que a moda lolita é presente : Anime Rozen Maiden

Gostou do post ? Você adotaria o estilo Lolita para o seu dia a dia ? Já usou ou gostaria de usar vestidos assim como os das Loli ? Deixe seu comentário....

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários