Festivais : Awa-Odori [阿波踊り]

By bruna - 20:03


Yoo Kitsunes , esse post vai abordar um dos festivais mais famosos do Japão , Awa-Odori , que acontece em meados de Agosto .

É um lindo festival que vale a pena conferir , trajes lindos , muitas cores e muita dança!


Awa-odori é uma dança folclórica da província de Tokushima, localizado na Ilha de Shikoku.
 A tradução literal da palavra significa:
awa = antigo nome de Tokushima, “Awa no Kuni” [阿波の国]
odori = dança
A origem desta dança deu-se na Era Azuchi Momoyama (1587), durante acomemoração do término da construção do Castelo de Tokushima (Tokushima-Jyo) [徳島城]. Muitas pessoas se embriagaram com a fartura de saquê e dançaram, tropeçando para frente e para trás. Algumas pegaram instrumentos disponíveis à sua volta e começaram a acompanhar a dança com canções.Hachisuka Iemasa [蜂須賀家政], o daimyô da província, prestigiava a festa e gostou da performance. Incentivou mais pessoas para participar da dança e surgiu assim, oawa-odori.
Mas existem outras versões sobre a origem desta dança. Alguns dizem que oawa-odori surgiu de festas elegantes realizadas por dançarinos de Kyoto, para entreter os samurais. Outros dizem que é uma dança para saudar os espíritos durante a temporada do Obon , festividade em que se celebram as almas dos antepassados com danças em grupo, lembrando-se saudosamente da sabedoria dos antepassados.
No awa-odori os homens dançam livres, aparentemente desordenados e sem coordenação. Vestindo trajes leves, como yukata masculino, happihatimaki (faixa em volta da cabeça), tabi (meias com solas de borracha) e na cintura, presa com uma faixa preta, uma espécie de garrafa de saquê.


As mulheres, com movimentos leves e sensuais, dançam em trajes típicos da região, como o yukatakasa(chapéu comprido de palha, afinados nas extremidades e largas no meio) e o gueta(tamanco apoiado sobre travessas de madeira).
Os dançarinos são agrupados em equipes chamados de ren [連]. Eles dançam pelas ruas, acompanhando os sons de shamisentaikô, flautas e sinos. Os seus movimentos são simples, bastam mover as pernas e braços com o máximo de vigor possível. Uma das regras da dança é manter as mãos e os braços acima do ombro enquanto se dança. Isto é considerado bastante incomum na maioria dos estilos de dança japonesa.

Também encontramos festivais de Awa-odori em animes , um exemplo disso é no anime Golden Time .






FONTE : aqui!

Espero que tenham gostado do post , kissus e até mais!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários